Evento faz parte do cronograma de comemorações ao centenário do município. Rally marca a entrada de Goiás no certame do Campeonato Brasileiro
Para os amantes da adrenalina vem aí a primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade 2022, realizado em Aparecida de Goiânia. O evento faz parte do cronograma de comemorações ao centenário do município e será aberto ao público. A abertura acontece no dia 31 de março e a competição nos dias 2 e 3 de abril.
O Rally do Centenário marca a entrada de Goiás como sede de uma etapa do Campeonato Brasileiro de Rally, inserindo pela primeira vez, o roteiro de Aparecida de Goiânia dentre as grandes cidades do automobilismo. De acordo com organizador da etapa goiana e piloto, Luciano Fleck, um campeonato desse porte além de promover o esporte, incentiva as pessoas conhecerem a cidade e ajuda a potencializar a economia local.
“Aparecida será premiada com abertura do campeonato nacional do rally e com o retorno da modalidade à Goiás depois da pandemia. Os carros vão sair de uma pista montada ao lado da prefeitura e o percurso será em estrada de terra. Serão três dias de competições, entretenimento e esporte automobilístico”, afirma o organizador.
O rally é disputado em estradas previamente estabelecidas, fechadas ao trânsito para a competição. Está aberto a pilotos nacionais e estrangeiros, inscritos em três categorias, contemplando veículos especiais, nacionais e importados, preparados para a competição, com tração 4×4 e tração 4×2, conforme homologação da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).
As provas são realizadas como verdadeiros espetáculos do automobilismo, que contam com pilotos renomados no esporte, equipamentos modernos e veículos de grande potência, que combinados promovem um verdadeiro espetáculo de habilidade, perícia e velocidade na terra.
As competições contarão com sistema de cronometragem eletrônica, rastreamento, sinalização do percurso, além de equipe técnicas de supervisão, resgate médico e mecânico, de segurança, dentre outros.
PERCURSO
O percurso adotado para a prova, será totalmente desenvolvido na cidade de Aparecida, com um evento promocional e parque de apoio das equipes localizado na Cidade Administrativo Maguito Vilela, na Rua Gervásio Pinheiro, APM – Residencial Solar Central Park. O local terá estrutura para dar manutenção nos carros, praça de alimentação, palco para shows e brinquedos para as crianças.
Serão realizadas duas provas (2, sábado e 3, domingo), com distâncias totais de aproximadamente 140 quilômetros, em estradas de terra, totalmente fechado ao trânsito convencional, dividido em vários trechos cronometrados. O local de partida será da Fazenda Engenho, na Avenida Copacabana, passando pelo Centro Estadual de Referência e Excelência em Dependência Química (CREDEQ) Professor Jamil Issy e retornando ao local de partida. A equipe que completar a somatória dos trechos cronometrados no menor tempo, vence. Não há confronto direto entre os competidores, pois os carros largam a cada 2 minutos, o principal adversário é o tempo, fazendo com que a habilidade e a estratégia sejam os principais fatores para garantir a vitória.