Evento faz parte do cronograma de comemorações ao centenário do município. Rally marca a entrada de Goiás no certame do Campeonato Brasileiro

Para os amantes da adrenalina vem aí a primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade 2022, realizado em Aparecida de Goiânia. O evento faz parte do cronograma de comemorações ao centenário do município e será aberto ao público. A abertura acontece no dia 31 de março e a competição nos dias 2 e 3 de abril.

O Rally do Centenário marca a entrada de Goiás como sede de uma etapa do Campeonato Brasileiro de Rally, inserindo pela primeira vez, o roteiro de Aparecida de Goiânia dentre as grandes cidades do automobilismo. De acordo com organizador da etapa goiana e piloto, Luciano Fleck, um campeonato desse porte além de promover o esporte, incentiva as pessoas conhecerem a cidade e ajuda a potencializar a economia local.

“Aparecida será premiada com abertura do campeonato nacional do rally e com o retorno da modalidade à Goiás depois da pandemia. Os carros vão sair de uma pista montada ao lado da prefeitura e o percurso será em estrada de terra. Serão três dias de competições, entretenimento e esporte automobilístico”, afirma o organizador.

O rally é disputado em estradas previamente estabelecidas, fechadas ao trânsito para a competição. Está aberto a pilotos nacionais e estrangeiros, inscritos em três categorias, contemplando veículos especiais, nacionais e importados, preparados para a competição, com tração 4×4 e tração 4×2, conforme homologação da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).

As provas são realizadas como verdadeiros espetáculos do automobilismo, que contam com pilotos renomados no esporte, equipamentos modernos e veículos de grande potência, que combinados promovem um verdadeiro espetáculo de habilidade, perícia e velocidade na terra.

As competições contarão com sistema de cronometragem eletrônica, rastreamento, sinalização do percurso, além de equipe técnicas de supervisão, resgate médico e mecânico, de segurança, dentre outros.

PERCURSO

O percurso adotado para a prova, será totalmente desenvolvido na cidade de Aparecida, com um evento promocional e parque de apoio das equipes localizado na Cidade Administrativo Maguito Vilela, na Rua Gervásio Pinheiro, APM – Residencial Solar Central Park. O local terá estrutura para dar manutenção nos carros, praça de alimentação, palco para shows e brinquedos para as crianças. 

Serão realizadas duas provas (2, sábado e 3, domingo), com distâncias totais de aproximadamente 140 quilômetros, em estradas de terra, totalmente fechado ao trânsito convencional, dividido em vários trechos cronometrados. O local de partida será da Fazenda Engenho,  na Avenida Copacabana, passando pelo Centro Estadual de Referência e Excelência em Dependência Química (CREDEQ) Professor Jamil Issy e retornando ao local de partida. A equipe que completar a somatória dos trechos cronometrados no menor tempo, vence. Não há confronto direto entre os competidores, pois os carros largam a cada 2 minutos, o principal adversário é o tempo, fazendo com que a habilidade e a estratégia sejam os principais fatores para garantir a vitória.

Confira a programação completa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Termos de responsabilidade

1. Declaro conhecer o Regulamento Desportivo do Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade 2022 e todas as implicações contidas no mesmo, e acatar adendos, ainda que posteriores ao presente ato.

2. Declaro estar em plenas condições físicas e mentais para participar deste tipo de competição.

3. Declaro estar ciente que todos os riscos de acidentes comigo e meu co-piloto, e que deverei assumir todas as responsabilidades decorrentes de acidentes, inclusive despesas médico-hospitalares, consertos, indenizações judiciais ou extrajudiciais a terceiros, decorrentes de acidentes que tiver dado causa durante a participação no evento, isentando os organizadores, promotores, patrocinadores e entidades fiscalizadoras do evento de qualquer responsabilidade decorrente de sinistro desta natureza.

4. Autorizo o registro de imagens da minha equipe (piloto, navegador e veículo) em foto e vídeo, assim como a utilização de forma gratuita destas para fins de divulgação do evento por parte dos organizadores, promotores, patrocinadores e supervisores do evento, sem qualquer restrição.

5. Confirmo a veracidade em todas as informações prestadas na ficha de inscrição, e que a original terá minha assinatura na secretaria da prova.