Novidades no BR de Rally 2024

Regulamento editado, mudanças na pontuação e fornecedor exclusivo de pneus são os destaques para a temporada 2024 do Campeonato Brasileiro de Rally 2024.

Publicado o regulamento 2024 do Campeonato Brasileiro de Rally e, com ele, algumas novidades. Em uma força tarefa entre a CBA e a ABRA, o regulamento foi totalmente reescrito, alinhando os capítulos em uma sequência lógica a fim de facilitar a vida dos competidores e organizadores.

A principal mudança está no formato da disputa em cada etapa, que passa a ter pontuação independente para cada dia, mas segue com um resultado no fim de semana. Assim como em 2023, cada rally é uma etapa, porém com pontuações independentes por dia, diminuindo o prejuízo causado por eventuais quebras no primeiro dia de prova. O vencedor do rally será definido pela soma de pontos obtidos em cada dia de competição.

Visando também uma maior competitividade, a pontuação do campeonato foi alterada. Os pontos de largada seguem valendo, então cada competidor recebe 5 pontos por etapa disputada, e o power stage (última especial do rally) segue valendo 1 ponto extra. Para a classificação em cada dia de prova será atribuída a seguinte pontuação, totalizando 30 pontos para um fim de semana perfeito.

1º lugar12 pontos6º lugar4 pontos
2º lugar9 pontos7º lugar3 pontos
3º lugar7 pontos8º lugar2 pontos
4º lugar6 pontos9º lugar1 ponto
5º lugar5 pontos10º lugar0 ponto

A última etapa da temporada passa a ter uma pontuação maior, visando manter o campeonato aberto até o final.

Atendendo às particularidades de algumas praças, a opção de realizar uma etapa em um único dia segue valendo. Porém, uma prova de um dia, terá uma única pontuação e não será mais necessário um apoio mecânico maior no meio do dia.

O reingresso continua com o mesmo formato, onde os competidores seguem na classificação até o final do rally, porém somando cinco minutos de penalização + o melhor tempo da especial na categoria em cada especial não completada (ao contrário do ano passado, que era 5 minutos + o pior tempo), podendo retornar à competição no dia seguinte ao abandono. No caso de provas de um único dia, não existe reingresso.

Visando atender às demandas dos competidores em relação a diferença de performance entre os novos carros turbo e os aspirados mais antigos, foi criada uma divisão na categoria Rally 5, a Rally 5 Light, que fica condicionada a existência de, ao menos, 5 carros inscritos em cada etapa. Nesta categoria são aceitos apenas carros com motores aspirados e é vetada a participação de pilotos e navegadores que tenham algum título no rally.

Não havendo o número desejado de carros na divisão light, todos os carros integrarão a categoria Rally 5. Os competidores com carros aspirados podem optar pela Rally 5, caso prefiram uma disputa independente da motorização, afinal a categoria Rally 5 Light segue o mesmo regulamento técnico da categoria Rally 5.

Outra mudança importante é o fechamento de uma parceria para fornecimento exclusivo de pneus para o campeonato. Em 2024, a Pirelli será o fornecedor exclusivo de pneus para todas as categorias. Isso também impacta no capítulo sobre publicidade, pois os carros deverão portar um adesivo da Pirelli nos quatro cantos e os competidores, a marca Pirelli nos macacões e usar um boné do fornecedor oficial de pneus na cerimônia de premiação.

O valor das inscrições foi reajustado e passa a oferecer uma opção de desconto pelo pagamento antecipado. Não mais uma inscrição antecipada para todo o campeonato, mas um valor diferenciado em cada etapa para os competidores que fizerem o pagamento tão logo seja publicado do Regulamento Particular de Prova.

Para os organizadores o regulamento trouxe mais informações sobre a parte promocional, com objetivo de seguir com a padronização das provas, e manteve a necessidade de um evento promocional na sexta-feira, podendo ser uma largada promocional, um street stage ou super prime.  

Em relação a 2023 houve uma redução no número de etapas para 6. Isso visa uma melhor estruturação do campeonato antes de abrir novas praças. Porém, a meta de levar o esporte para mais estados ainda está de pé.

Os demais capítulos foram reordenados e tiveram algumas correções de texto, mas sem alterações em seu objetivo. Confira o regulamento na íntegra.

Notícias Relacionadas

Termos de responsabilidade

1. Declaro conhecer o Regulamento Desportivo do Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade 2022 e todas as implicações contidas no mesmo, e acatar adendos, ainda que posteriores ao presente ato.

2. Declaro estar em plenas condições físicas e mentais para participar deste tipo de competição.

3. Declaro estar ciente que todos os riscos de acidentes comigo e meu co-piloto, e que deverei assumir todas as responsabilidades decorrentes de acidentes, inclusive despesas médico-hospitalares, consertos, indenizações judiciais ou extrajudiciais a terceiros, decorrentes de acidentes que tiver dado causa durante a participação no evento, isentando os organizadores, promotores, patrocinadores e entidades fiscalizadoras do evento de qualquer responsabilidade decorrente de sinistro desta natureza.

4. Autorizo o registro de imagens da minha equipe (piloto, navegador e veículo) em foto e vídeo, assim como a utilização de forma gratuita destas para fins de divulgação do evento por parte dos organizadores, promotores, patrocinadores e supervisores do evento, sem qualquer restrição.

5. Confirmo a veracidade em todas as informações prestadas na ficha de inscrição, e que a original terá minha assinatura na secretaria da prova.

Pular para o conteúdo