Excesso de chuvas no RS promovem mudança no calendário do Brasileiro de Rally

Com a situação climática do Rio Grande do Sul é impossível pensar em rally pelos próximos meses. Para seguir com o Campeonato Brasileiro, clubes se reúnem e ajustam as datas das três primeiras etapas.

A situação do Rio Grande do Sul é indiscutível. O excesso de chuvas afetou milhões de pessoas, dezenas de cidades foram devastadas pelas enchentes e os clubes de automobilismo do estado estão a todo vapor ajudando a população gaúcha. Assim surgiu a necessidade de fazer novas alterações no calendário do Campeonato Brasileiro de Rally.

A primeira mudança foi o adiamento do Erechim Rally Brasil, que estava agendado para os dias 16 a 19 de maio, valendo inclusive pelo campeonato Sulamericano. Percebendo que mais 30 dias não seriam suficientes para pensar em eventos esportivos, o Automóvel Clube de Estação, que está fazendo um imenso trabalho para atender às vítimas das enchentes, também optou por adiar o Rally Estação, que seria realizado nos dias 14 a 16 de junho. Com objetivo de colaborar com os clubes parceiros, o RPMC – clube organizador do Rally da Graciosa, previsto para os dias 19 e 20 de julho, também entrou na mudança de datas.

Levando em consideração o tempo necessário para reestabelecer a situação no estado do Rio Grande do Sul e o calendário do Campeonato Sulamericano de Rally, o Erechim Rally Brasil fica reagendado para julho, aguardando a confirmação da data pela Codasur. O Rally Estação também segue mais pra frente, previsto para agosto. E por fim, o Rally da Graciosa passa para primeira etapa do ano, nos dias 14 e 15 de junho. “Não é uma mudança fácil. Tecnicamente está tudo pronto, mas estamos ajustando essas mudanças com as três prefeituras e demais órgãos reguladores na região para possamos realizar nossa prova com o mesmo padrão que gostaríamos. Mas essa é a maneira mais sensata de ajudar nossos clubes parceiros no Rio Grande do Sul”, declara Osmar Carta Neto, presidente do RPMC.  

Calendário 2024 atualizado

  • 1ª etapa – 13 – 15/06 – Rally da Graciosa – Antonina / PR
  • 2ª etapa – julho – Erechim Rally Brasil – Erechim / RS
  • 3ª etapa – agosto – Rally Estação – Estação / RS
  • 4ª etapa – 14 – 15/09 – Rally Rio Negrinho / SC
  • 5ª etapa – 18 – 20/10 – Severiano de Almeida / RS
  • 6ª etapa – 13 – 15 /12 – Pomerode / SC

Enquanto isso, o EAEC – Erechim Auto Esporte Clube e o ACE – Automóvel Clube de Estação trabalham incessantemente na captação, seleção e direcionamento das doações recebidas de diversas partes do Brasil, adequando o material para quem de fato precisa. Nos perfis do Instagram dos respectivos clubes, @eaecrs e @automovel_clube_estacao você encontra formas de colaborar.  

Notícias Relacionadas

Termos de responsabilidade

1. Declaro conhecer o Regulamento Desportivo do Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade 2022 e todas as implicações contidas no mesmo, e acatar adendos, ainda que posteriores ao presente ato.

2. Declaro estar em plenas condições físicas e mentais para participar deste tipo de competição.

3. Declaro estar ciente que todos os riscos de acidentes comigo e meu co-piloto, e que deverei assumir todas as responsabilidades decorrentes de acidentes, inclusive despesas médico-hospitalares, consertos, indenizações judiciais ou extrajudiciais a terceiros, decorrentes de acidentes que tiver dado causa durante a participação no evento, isentando os organizadores, promotores, patrocinadores e entidades fiscalizadoras do evento de qualquer responsabilidade decorrente de sinistro desta natureza.

4. Autorizo o registro de imagens da minha equipe (piloto, navegador e veículo) em foto e vídeo, assim como a utilização de forma gratuita destas para fins de divulgação do evento por parte dos organizadores, promotores, patrocinadores e supervisores do evento, sem qualquer restrição.

5. Confirmo a veracidade em todas as informações prestadas na ficha de inscrição, e que a original terá minha assinatura na secretaria da prova.

Pular para o conteúdo