Brasileiro de Rally ganha presença estrangeira, estreia e retorno de campeão na etapa de Goiás

Prova na próxima semana marcará a abertura da competição nacional nesta temporada

Vem aí a primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade. A cidade de Goiânia, capital de Goiás, juntamente com Aparecida de Goiânia, vão sediar a prova que marca um novo momento do certame nacional.

Esta primeira corrida vai reunir competidores de diversos estados brasileiros, inclusive de fora do País, no caso o Uruguai. Federico Ensslin vai competir com o navegador Martin Villete a bordo de um Mitsubishi Lancer. A dupla é a atual campeão Uruguai na categoria Rally 2 (4×4), a mesma que competirá no Brasil este ano.

“Este ano decidimos fazer o Brasileiro de Rally, um grande desafio para toda a equipe. Estamos nos preparando, não apenas na parte técnica, mas também em outras áreas como física, comunicação, porque será uma grande responsabilidade representar o Uruguai e as marcas daqui que estarão conosco. Certamente estamos ansiosos pelo começo da temporada e felizes por encarar este novo desafio”, pondera Federico.

Vai ter piloto da casa estreando. Alexandre Ferreira e Marcelo Ritter vão competir a bordo do Renault Sandero na categoria Rally 4 (4×2). “Eu não tenho experiência no rally de velocidade, mas no automobilismo já andei em várias temporadas, entre pista e rallys de regularidade como Piocerá, Transcatarina, Transparaná entre tantos outros. Agora é entender o velocidade, por isso eu e meu navegador estamos estudando, vendo as necessidades para fazer uma boa corrida, claro que neste momento sem a pressão do resultado, mas conhecendo uma nova modalidade”, enfatiza Alexandre.

Vai ter retorno de campeão também. Sandro Suptitz vem do Paraná com sua navegadora, Bruna Giaretta. Em 2022 eles conquistaram o bicampeonato Gaúcho competindo juntos, sendo que Suptitz já havia conquistado outra temporada do certame no sul. Ao lado do navegador Eduardo Ortolan (in memorian), ele também foi campeão Brasileiro em 2018.

“O Campeonato Brasileiro tem outro nível de dificuldade, de concentração, de exigência. Vamos com muita motivação para esta etapa e nosso objetivo é andar bem, manter o trabalho que vínhamos fazendo no Gaúcho, que foi bem importante e mostrou bons resultados nos últimos anos”, acrescenta Suptiz.

O Rally Internacional de Goiás se desenvolverá por estradas de terra nos arredores da capital, ainda de Aparecida de Goiânia, entre o sábado, dia 1º de abril e domingo, dia 2.  A prova também agrega a marca “Internacional” ao nome, uma vez que o objetivo é fazer com que competidores estrangeiros também possam fazer parte da corrida.

Este ano, conta com o patrocínio do Governo de Goiás, OVG, Secretaria de Retomada, Goiás Turismo, Prefeitura Municipal de Aparecida, Secretaria Municipal de Esportes de Goiânia, Vereador Leandro Sena e Vereador Ronilson Reis.

RALLY INTERNACIONAL DE GOIÁS

SERVIÇO

Quinta-Feira – 30 de março de 2023

08:00 – Abertura do Parque de Apoio – Centro Cultural Oscar Niemeyer

14:00 – Abertura da Secretaria de Prova – Centro Cultural Oscar Niemeyer

– Início das verificações administrativas

20:00 Fechamento da Secretaria de Prova

Sexta-Feira – 31 de março de 2023

07:00 – Abertura da Secretaria de Prova – Centro Cultural Oscar Niemeyer

07:15 – Início do reconhecimento das especiais

09:00 – Abertura da Vistoria Técnica

18:15 – Briefing

22:00 – Show Nacional – BLITZ 40 ANOS – Centro Cultural Oscar Niemeyer

Sábado – 01 de abril de 2023

09:38 SS – Credeq 1

10:06 SS – Rodeio Show 1

12:29 – SS Credeq 2

12:57 – SS Rodeio Show 2

15:20 – SS Credeq 3

15:48 – SS Rodeio Show 3

20:00 – Super Prime SSS RedBull 2

22:00 – Show Nacional, Biquini Cavadão – Centro Cultural Oscar Niemeyer

Domingo – 03 de abril de 2022

09:38 SS – Marlúcio 1

10:06 SS – Fazenda Engenho 1

12:29 – SS Marlúcio 2

12:57 – SS Fazenda Engenho 2

13:32 – Chegada do primeiro carro no parque fechado – Centro Cultural Oscar Niemeyer

15:00 – Premiação – Centro Cultural Oscar Niemeyer

Notícias Relacionadas

Termos de responsabilidade

1. Declaro conhecer o Regulamento Desportivo do Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade 2022 e todas as implicações contidas no mesmo, e acatar adendos, ainda que posteriores ao presente ato.

2. Declaro estar em plenas condições físicas e mentais para participar deste tipo de competição.

3. Declaro estar ciente que todos os riscos de acidentes comigo e meu co-piloto, e que deverei assumir todas as responsabilidades decorrentes de acidentes, inclusive despesas médico-hospitalares, consertos, indenizações judiciais ou extrajudiciais a terceiros, decorrentes de acidentes que tiver dado causa durante a participação no evento, isentando os organizadores, promotores, patrocinadores e entidades fiscalizadoras do evento de qualquer responsabilidade decorrente de sinistro desta natureza.

4. Autorizo o registro de imagens da minha equipe (piloto, navegador e veículo) em foto e vídeo, assim como a utilização de forma gratuita destas para fins de divulgação do evento por parte dos organizadores, promotores, patrocinadores e supervisores do evento, sem qualquer restrição.

5. Confirmo a veracidade em todas as informações prestadas na ficha de inscrição, e que a original terá minha assinatura na secretaria da prova.