7ª etapa do Campeonato Brasileiro de Rally

  • Data: 13, 14 e 15 de janeiro de 2023
  • Local: Quatro Barras / PR

Memória

A Estrada da Graciosa, que empresta nome ao rally, é uma das situações geográficas mais encantadoras do Paraná, pois liga Curitiba, primeiro planalto às praias do Paraná, através da Serra do Mar, dentro da Mata Atlântica. Distante 37 km de Curitiba, sai do nível do mar, zero ao 1050 de altitude. Estar na Estrada da Graciosa, dentre as floridas hortências azuis, é poder vislumbrar o Pico do Marumby à baía de Antonina e de Paranaguá, redescobrindo o caminho dos jesuítas.

O primeiro rally de velocidade chamado Rally da Graciosa, nasceu do anseio de uma turma de amigos do Paraná, que praticavam regularidade, em se tornar um piloto de rally. E a realização de super-primes nos finais dos regularidades, motivou a ação de organizar trechos fechados com segurança, dentro do regulamento FISA (naquela época, o velocidade era conhecido como rally Fisa) e aconteceu na Serra do Mar, município de Morretes, Estrada Velha da Graciosa, município de Quatro Barras e Campina Grande do Sul.

O Rally da Graciosa, ficou conhecido pela característica de estradas sinuosas e de excelente piso, conhecido como saibro (decomposição rochosa cristalina e de cor clara, com traços de granito e gnaisses), que favorece bastante a aceleração com segurança, mas principalmente por realizar dois a três dias de prova com a particularidade de configuração totalmente distinta, um dia asfalto e paralélepido, o outro dia terra e outro dia etapa noturno muitas vezes com garoa, frio e neblina.

Geralmente os concorrentes que já participaram do Graciosa, sentem-se vencedores por cumprir integralmente a prova. Enquanto acelerar no Graciosa é um prazer, errar no Graciosa é 99,99%, chegar ao final do Graciosa é uma vitória, ser campeão do Graciosa é um pacto com os deuses. Por isso, nem sempre saber acelerar é o suficiente nos seus trechos sinuosos, a princípio um bom levantamento é determinante, pois dará o “time” em relação aos outros concorrentes de onde buscar melhor performance (aliado, é óbvio, a uma série de outros fatores, normais de um rally).

 

Anderson Nobre

Criador do Rally da Graciosa – o rally mais charmoso do Brasil

 


 

Programação

EM BREVE

Área do Competidor

Lista de Inscritos

PilotoNavegadorMarca / ModeloCat.Equipe
84Alexandre FigueredoVinicius ZavieruckaMitsubishi Lancer EVO XRally 2ACSA Rally
1Ulysses BertholdoMarcelo DalmutHB 20 ProtoRally 2UB Rally
96Guto KlaumannIke KlaumannPeugeot 207Rally 4ProMacchina Motorsport
17Leonardo ZettelFrederico ZettelRenault Sandero RSRally 4Octanas Motorsport
77Rodrigo VicariAndrey KarpinskiPeugeot 207Rally 5RT One
30Luiz Afonso PoliLuis Felipe EckelPeugeot 207Rally 5noix
38Evandro  CarboneraJean Paulo KleinPeugeot 207 HB XSRally 5Nova Itália RS Rally
71Luciano FleckThiago OsternackVW UP TSIRally 5ProMacchina Motorsport
15Luciano Americo de MeloMarcos DebienPeugeot 206Rally 5RT One
25Tiago Luis KlimaczewskiFelipe Augusto KlimaczewskiVW UP TSIRally 5K-Sport Rally

Notícias

Prefeitura cancela o Rally da Graciosa

Após mudança de roteiro, data e de programação, A Prefeitura Municipal de Quatro Barras revogou a autorização para realização do Rally da Graciosa, previsto para

Leia mais

Patrocínio:

Realização:

Supervisão:

Termos de responsabilidade

1. Declaro conhecer o Regulamento Desportivo do Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade 2022 e todas as implicações contidas no mesmo, e acatar adendos, ainda que posteriores ao presente ato.

2. Declaro estar em plenas condições físicas e mentais para participar deste tipo de competição.

3. Declaro estar ciente que todos os riscos de acidentes comigo e meu co-piloto, e que deverei assumir todas as responsabilidades decorrentes de acidentes, inclusive despesas médico-hospitalares, consertos, indenizações judiciais ou extrajudiciais a terceiros, decorrentes de acidentes que tiver dado causa durante a participação no evento, isentando os organizadores, promotores, patrocinadores e entidades fiscalizadoras do evento de qualquer responsabilidade decorrente de sinistro desta natureza.

4. Autorizo o registro de imagens da minha equipe (piloto, navegador e veículo) em foto e vídeo, assim como a utilização de forma gratuita destas para fins de divulgação do evento por parte dos organizadores, promotores, patrocinadores e supervisores do evento, sem qualquer restrição.

5. Confirmo a veracidade em todas as informações prestadas na ficha de inscrição, e que a original terá minha assinatura na secretaria da prova.