Brasileiro de Rally desbrava Serra da Graciosa em sua primeira etapa
Com sede em Antonina, mas com programação que levou competidores e público também à vizinha Morretes, no litoral do Paraná, o Campeonato Brasileiro de Rally
de Junho de 2024
A Estrada da Graciosa, que empresta nome ao rally, é uma das situações geográficas mais encantadoras do Paraná, pois liga Curitiba, primeiro planalto às praias do Paraná, através da Serra do Mar, dentro da Mata Atlântica. Distante 37 km de Curitiba, sai do nível do mar, zero ao 1050 de altitude. Estar na Estrada da Graciosa, dentre as floridas hortências azuis, é poder vislumbrar o Pico do Marumby à baía de Antonina e de Paranaguá, redescobrindo o caminho dos jesuítas.
O primeiro rally de velocidade chamado Rally da Graciosa, nasceu do anseio de uma turma de amigos do Paraná, que praticavam regularidade, em se tornar um piloto de rally. E a realização de super-primes nos finais dos regularidades, motivou a ação de organizar trechos fechados com segurança, dentro do regulamento FISA (naquela época, o velocidade era conhecido como rally Fisa) e aconteceu na Serra do Mar, município de Morretes, Estrada Velha da Graciosa, município de Quatro Barras e Campina Grande do Sul.
O Rally da Graciosa, ficou conhecido pela característica de estradas sinuosas e de excelente piso, conhecido como saibro (decomposição rochosa cristalina e de cor clara, com traços de granito e gnaisses), que favorece bastante a aceleração com segurança, mas principalmente por realizar dois a três dias de prova com a particularidade de configuração totalmente distinta, um dia asfalto e paralélepido, o outro dia terra e outro dia etapa noturno muitas vezes com garoa, frio e neblina.
Geralmente os concorrentes que já participaram do Graciosa, sentem-se vencedores por cumprir integralmente a prova. Enquanto acelerar no Graciosa é um prazer, errar no Graciosa é 99,99%, chegar ao final do Graciosa é uma vitória, ser campeão do Graciosa é um pacto com os deuses. Por isso, nem sempre saber acelerar é o suficiente nos seus trechos sinuosos, a princípio um bom levantamento é determinante, pois dará o “time” em relação aos outros concorrentes de onde buscar melhor performance (aliado, é óbvio, a uma série de outros fatores, normais de um rally).
Anderson Nobre
Criador do Rally da Graciosa – o rally mais charmoso do Brasil
Sexta-feira – 14 de junho de 2024
Sábado – 15 de junho de 2024
Nº | Piloto | Navegador | Marca / Modelo | Cat. | Equipe |
1 | Federico Ensslin | Sebastián González | Mitsubishi Lancer Evo X | Rally 2 | 0 |
43 | Leonardo Cavaletti | Murilo Spironelo | Hyundai HB20 Proto | Rally 2 | Cavaletti Racing Division©️ |
9 | Juliano Sartori | Rafael Sartori | VW Polo MR | Rally 2 | Sartori Rally Team |
17 | Leonardo Zettel | Frederico Zettel | Renault Sandero RS | Rally 4 | Octanas Motorsport |
8 | Wendell Simioni | Rodrigo Vicari | Peugeot 207 | Rally 4 | Garagem Gerson – Bascal Calcario |
5 | Daniel Allain | Diego Genguini | Renault Sandero RS | Rally 4 | Pombo 27 Racing |
12 | Claudio Sarginieski | Bruno Foscarini | GM Onyx | Rally 5 | Boyka Racing |
316 | Elton Palkewich | João Remor | Fiat Palio | Rally 5 | Team Palkewich/Biopar |
27 | Jose Barros Neto | Gilson Rocha | VW UP Tsi | Rally 5 | Artesani Rally |
38 | Evandro Carbonera | Jean Paulo Klein | Hyundai HB20 1.0T | Rally 5 | Nova Itália RS Rally |
10 | Adib Sada | Albert de Oliveira Filho | Ford Ká | Rally 5 | ASTJ |
25 | Tiago Klimaczewski | Felipe Klimaczewski | VW UP Tsi | Rally 5 | K-Sport Rally |
45 | Maicon Soares | Cleiton Casarotto | Peugeot 207 | Rally 5 | Soares Rally Team |
30 | Luiz Afonso Poli | Armando Miranda | Peugeot 207 | Rally 5 | Sanetran Racing |
28 | Bernardo Reuwsaat | Sidinei Broering | VW UP Tsi | Rally 5 | Pro Tune Rally |
72 | Sandro Maia | Willian Santos | Fiat Palio | Rally 5 | Pombo 27 Racing |
74 | Daltro Marcelo Maronezi | Tiago Osternack | Mitsubishi L200 Triton | RTT | ProMacchina Motorsport |
Com sede em Antonina, mas com programação que levou competidores e público também à vizinha Morretes, no litoral do Paraná, o Campeonato Brasileiro de Rally
Competição abre temporada na serra paranaense com novidades no grid. O novo regulamento do Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade, que permite a entrada dos
Uma das mais tradicionais empresas de transportes do Paraná fará parte do 37º Rally da Graciosa e inova como assistir um rally fazendo o transporte
Edição | Ano | Dupla Vencedora | Carro | Categoria | Nacionalidade |
1ª | 1981 | Jorge Fleck / Sylvio Klein | VW Gol | A6 | BRA-RS |
2ª | 1982 | Sady Bordin / Dario Araújo | VW Voyage | A7 | BRA-PR |
3ª | 1983 | Paulo Lemos / Arthur Cezar Carvalho | VW Voyage | A7 | BRA-PR |
4ª | 1984 | Cesar Vilela / José Baranovisk | GM Monza | A7 | BRA-RJ |
5ª | 1985 | Claudio Antunes / Olavo Barbour | VW Passat | A7 | BRA-RJ |
6ª | 1986 | Prova não Realizada | |||
7ª | 1987 | Paulo Lemos / Arthur Cezar Carvalho | VW Gol GTI | A7 | BRA-PR |
8ª | 1988 | Édio Füchter / Ricardo Costa | VW Gol GTI | A7 | BRA-SC |
9ª | 1989 | Édio Füchter / Ricardo Costa | VW Gol GTI | A7 | BRA-SC |
10ª | 1990 | Reinaldo Varela / Sergio Lima | VW Gol GTI | A7 | BRA-SP |
11ª | 1991 | Paulo Lemos / Ricardo Costa | VW Gol GTI | A7 | BRA-PR |
12ª | 1992 | Gustavo Pisano / Felipe Mercader | VW Gol GTI | A7 | URU |
13ª | 1993 | Gabriel Mendez / Felipe Mercader | VW Gol GTI | A7 | URU |
14ª | 1994 | Marco Dario Galanti / Ivan Dumont | Toyota Celica | A8 | PY |
15ª | 1995 | Marco Dario Galanti / Ivan Dumont | Toyota Celica | A8 | PY |
16ª | 1996 | Gabriel Rais / José Volta | Renault Clio Williams | A7 | ARG |
17ª | 1997 | Gabriel Mendez / Carlos Villete | Toyota Celica | A8 | URU |
18ª | 1998 | Francisco Gorostiaga / Victor Aguilera | Lancia Delta Integrale | A8 | PY |
19ª | 1999 | Christian Rosiak / Hugo Thomas | Mit. Lancer EVO IV | N4 | ARG |
20ª | 2000 | Marcos Ligato / Ruben Garcia | Subaru Impreza | N4 | ARG |
21ª | 2001 | Federico Villagra / Javier Villagra | Mit. Lancer EVO VI | N4 | ARG |
22ª | 2002 | Tino Vianna / Edu Paula | Subaru Impreza | N4 | BRA-PR |
23ª | 2003 | Juliano Sartori / Rafael Sartori | Mit. Lancer EVO V | N4 | BRA-RS |
24ª | 2004 | Ulysses Bertholdo / Armando Miranda | Mit. Lancer EVO VII | N4 | BRA-SP |
25ª | 2005 | Ulysses Bertholdo / Gilberto Barricati | Mit. Lancer EVO VIII | N4 | BRA-SP |
26ª | 2006 | Juliano Sartori / Rafael Sartori | Subaru Impreza | N4 | BRA-RS |
27ª | 2007 | Édio Füchter / Lelo Perdigão | Mitsubishi Lancer Evo 9 | N4 | BRA-SC |
28ª | 2008 | Édio Füchter / Gilvan Jablonski | Mitsubishi Lancer Evo 9 | N4 | BRA-SC |
29ª | 2009 | Kris Meeke / Paul Neagle | Peugeot 207 S2000 | S2000 | ENG |
30ª | 2010 | Kris Meeke / Paul Neagle | Peugeot 207 S2000 | S2000 | ENG |
31ª | 2015 | Maurício Neves / Leandro Ferrarini | Peugeot 207 XRC | RC2N | BRA-PR |
32ª | 2016 | Maurício Neves / Leandro Ferrarini | Peugeot 207 XRC | RC2N | BRA-PR |
33ª | 2017 | Paulo Nobre / Gabriel Morales | Mitsubishi Lancer Evo X | RC2N | BRA-SP |
34ª | 2018 | Maurício Neves / Leandro Ferrarini | Peugeot 207 F1 | RC4 | BRA-PR |
35ª | 2019 | Marco Malucelli / Vinicius Anziliero | Mitsubishi Lancer Evo X | RC2N | BRA-PR |
36ª | 2020 | Marcos Marcola / Sergio Tarcísio | Mitsubishi Lancer Evo X | RC2N | BRA-PR |
1. Declaro conhecer o Regulamento Desportivo do Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade 2022 e todas as implicações contidas no mesmo, e acatar adendos, ainda que posteriores ao presente ato.
2. Declaro estar em plenas condições físicas e mentais para participar deste tipo de competição.
3. Declaro estar ciente que todos os riscos de acidentes comigo e meu co-piloto, e que deverei assumir todas as responsabilidades decorrentes de acidentes, inclusive despesas médico-hospitalares, consertos, indenizações judiciais ou extrajudiciais a terceiros, decorrentes de acidentes que tiver dado causa durante a participação no evento, isentando os organizadores, promotores, patrocinadores e entidades fiscalizadoras do evento de qualquer responsabilidade decorrente de sinistro desta natureza.
4. Autorizo o registro de imagens da minha equipe (piloto, navegador e veículo) em foto e vídeo, assim como a utilização de forma gratuita destas para fins de divulgação do evento por parte dos organizadores, promotores, patrocinadores e supervisores do evento, sem qualquer restrição.
5. Confirmo a veracidade em todas as informações prestadas na ficha de inscrição, e que a original terá minha assinatura na secretaria da prova.