Brasileiro e Gaúcho de rally desafiam especiais do Rally Nova Itália neste sábado
Ah, a chuva! Ela está presente e promete ser um dos ingredientes para os competidores neste sábado, dia 18, durante a disputa do Rally Nova Itália, sexta etapa do Brasileiro e rodada dupla do sexto evento do Gaúcho de rally de velocidade.
Os competidores já sentiram o clima nesta sexta, 17, durante o reconhecimento das especiais, todas em estradas de terra pelo interior dos municípios de Severiano de Almeida (sede do evento), Mariano Moro e Três Arroios.
“Muita chuva na região nos últimos dias, mas o piso está bom, tomara que o tempo segure com menos intensidade de chuvas que certamente vai melhorar. São especiais técnicas que exigem muito da pilotagem e navegação”, destaca o líder do Campeonato Brasileiro, na categoria Rally 2, Federico Ensslin.
“Estamos com um levantamento bem cuidadoso, sem cometer excessos, é preciso cuidado para completar. Porém, no geral, o piso está bom e nossa meta é antes de mais nada completar”, acrescenta Fernando Solimann, líder do Gaúcho na categoria Rally 3.
A tarde, alguns competidores optaram por realizar o treino de ajuste. O presidente da Associação Brasileira de Rally (ABRA), Leonardo Zettel está presente no evento e destaca que Severiano de Almeida apresenta um novo modelo de prova. “Será diferente das demais do Campeonato até agora, com apenas um dia, muda um pouco o padrão da disputa, acredito que colocando com uma certa vantagem quem estiver bem preparado fisicamente. Embora a chuva, as especiais estão boas, certamente será um rally sensacional”, acrescenta.
O coordenador de Rally da Federação Gaúcha de Automobilismo (FGA), Felipe Trentin, enfatiza que a expectativa é boa. “Embora a chuva, acreditamos em um grande rally, as especiais estão boas, certamente será um belo espetáculo para o público e competidores”, diz.
Haroldo Scipião, presidente da Comissão Nacional de Rally, órgão ligado a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), está presente no evento. “Esperamos que seja mais um grande rally, está tudo alinhado para isso”, completa.
A prova terá oito especiais neste sábado, seis delas em estradas de terra que englobará também os municípios de Três Arroios e Mariano Moro. A partir das 17h, tem as duas especiais que largam no centro de Severiano de Almeida (asfalto) seguindo trecho de terra e logo em seguida a premiação dos vencedores da etapa, com show da Banda Triou, esta última programação na praça central da cidade sede da prova.
Serviço do Rally Nova Itália 2023
O que: sexta etapa do Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade, 7ª e 8ª etapas do Campeonato Gaúcho de Rally de Velocidade
Onde: Severiano de Almeida/RS
Quando: dias 17 e 18 de novembro
Programação
Sábado, dia 18
07:41 – Largada da SS Três Arroios 1
08:24 – Largada da SS Mariano Moro 1
10:12 – Largada da SS Três Arroios 2
10:55 – Largada da SS Mariano Moro 2
14:03 – Largada da SS Severiano de Almeida 1
15:06 – Largada da SS Severiano de Almeida 2
16:49 – Largada da SS Severiano de Almeida 3
17:27 – Largada da SS Lussani Multimarcas 1 (centro de Severiano de Almeida)
18:10 – Largada da SS Lussani Multimarcas 2 (centro de Severiano de Almeida)
19:00 – Show com banda Triou
19:30 – Cerimônia de Premiação – Praça 12 de Abril