Sétima edição do evento vai percorrer as estradas de terra do município, com 200 quilômetros de trechos cronometrados, alguns com velocidades próximas a 200km/h. Etapa é considerada uma das melhores da atualidade por pilotos e navegadores, pela qualidade do piso e nível de dificuldade técnica das especiais

Falta pouco para a realização de mais um dos grandes eventos da cidade de Araucária, o Rally Araucária. Nos dias 28, 29 e 30 de julho, a cidade sediará a quarta etapa do Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade.

Neste ano, a organização enfatiza que a parte promocional será ampliada. O evento retorna ao Parque Cachoeira como sede do Parque de Apoio, que inicia com as chegadas das equipes na quinta-feira, dia 27. Na sexta-feira, dia 28, ocorre toda parte de vistoria técnica dos carros que irão competir, o levantamento e reconhecimento dos trechos pelos pilotos e navegadores.

À noite acontece a largada promocional (evento de apresentação das equipes). No sábado, dia 29, inicia a corrida, a partir das 9h30. O evento contará com vários pontos para público, sendo duas áreas vips, além de transmissão ao vivo de quatro especiais. Mais detalhes, como mapa de acesso e outras informações para o público, serão divulgadas em breve.

O Rally Araucária

O rally de velocidade está presente na cidade de Araucária desde 2003, quando sediou o Rally da Graciosa por três anos consecutivos. Mais tarde, em 2014, o Rallye & Pista Motor Clube criou o Rally Araucária, uma prova curta valendo apenas pelo Campeonato Paranaense de Rally.

O sucesso do primeiro evento fez com que a cidade sediasse mais uma etapa ainda no mesmo ano, mas dessa vez, valendo pelo Campeonato Brasileiro de Rally, que foi vencida pela dupla Ulysses Bertholdo / Marcelo Dalmut na categoria para carros com tração integral, Pedro Zamith / Gilson Rocha na categoria para carros de produção preparados e Marco Malucelli / Vinicius Anzileiro na categoria para carros de produção.

De lá para cá foram cinco edições, sendo a última, realizada em 2022, abrindo a temporada do Campeonato Brasileiro de Rally após a paralisação gerada pela pandemia do coronavírus. O evento firmou a cidade novamente no calendário do campeonato e teve como vencedores Ulysses Bertholdo / Marcelo Dalmut (carros com tração integral), Mauricio Neves / Leandro Ferrarini (carros de produção preparados) e Luciano Fleck / Thiago Osternack (categoria para carros de produção).

O Rally Araucária é organizado pelo Rallye & Pista Motor Clube (RPMC), sob supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo e Federação Paranaense de Automobilismo, com apoio da Prefeitura de Araucária.

SERVIÇO DO RALLY ARAUCÁRIA

Quando: dias 28 a 30 de julho de 2023

O que: Rally Araucária – quarta etapa do Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade

Parque de assistência: Parque Cachoeira

Lista de inscritos e informações para o público: brderally.com.br

Classificação do Campeonato Brasileiro de Rally 2023

Categoria Rally 2 (carros com tração integral)

1.     Federico Ensslin / Martín Villete – Mitsubishi Lancer EVO X

2.     Milton Pagliosa / Vinicius Anzilieiro – Mitsubishi Lancer EVO X

3.     Claudio Rossi / Eduardo Tonial – Mitsubishi Lancer EVO X

4.     Juliano Sartori / Rafael Sartori – VW Polo Maxi

5.     Ulysses Bertholdo / Marcelo Dalmut – Hyunday HB20 Proto

Categoria Rally 4 (carros 4×2 com preparação)

1.     Luis Stedile / Kz Morales – Renault Clio RS

2.     Sandro Suptitz / Bruna Giaretta – Volkswagen Gol

3.     Leonardo Zettel / Frederico Zettel – Renault Sandero RS

4.     Luiz Debes / Georgia Debes – Renault Sandero RS

Categoria Rally 5 (carros de produção)

1.     Jose Barros Neto / Gabriel Moraes  – VW Up TSI

2.     Tiago Klimaczewski / Felipe Klimaczewski – VW Up TSI

3.     Luciano Americo / Marcos Debien – Peugeot 206

4.     Rafael Cabelo /   Volkswagen Gol

5.     Maicon Soares / Cleiton Casarotto – Peugeot 207

Termos de responsabilidade

1. Declaro conhecer o Regulamento Desportivo do Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade 2022 e todas as implicações contidas no mesmo, e acatar adendos, ainda que posteriores ao presente ato.

2. Declaro estar em plenas condições físicas e mentais para participar deste tipo de competição.

3. Declaro estar ciente que todos os riscos de acidentes comigo e meu co-piloto, e que deverei assumir todas as responsabilidades decorrentes de acidentes, inclusive despesas médico-hospitalares, consertos, indenizações judiciais ou extrajudiciais a terceiros, decorrentes de acidentes que tiver dado causa durante a participação no evento, isentando os organizadores, promotores, patrocinadores e entidades fiscalizadoras do evento de qualquer responsabilidade decorrente de sinistro desta natureza.

4. Autorizo o registro de imagens da minha equipe (piloto, navegador e veículo) em foto e vídeo, assim como a utilização de forma gratuita destas para fins de divulgação do evento por parte dos organizadores, promotores, patrocinadores e supervisores do evento, sem qualquer restrição.

5. Confirmo a veracidade em todas as informações prestadas na ficha de inscrição, e que a original terá minha assinatura na secretaria da prova.