O Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade terá sua quarta parada nesta temporada de 2022, em um local histórico para a competição, a cidade de Araucária, no Paraná. A região metropolitana de Curitiba já sediou grandes disputas no passado pelo certame nacional e até mesmo internacional, e aos poucos vai se agregando novamente ao calendário.

Walter Lamarca Jr, do Rallye & Pista Motor Clube de Curitiba, é o coordenador geral e destaca a alegria pela corrida, que acontece nesta semana, entre a sexta-feira, dia 29 e o domingo, dia 31. “Estamos nos integrando a um grande evento da cidade, com uma receptividade fantástica do Poder Público local, dos moradores, enfim, nossa expectativa é que consigamos ter um grande evento de rally, estamos trabalhando neste sentido há algum tempo e sentimos que Araucária abraçou novamente o nosso esporte”, enfatiza.

O Rally Araucária terá sua base no Parque Cachoeira, onde também haverão outros eventos que o público poderá acompanhar, como Exposição de Carros Antigos, Festival de Food-trucks, entre outras atrações.

As especiais do rally, no sábado e domingo, acontecerão por estradas de terra no interior do município. “Aliás, vale ressaltar o empenho da Secretaria de Educação da Araucária que vai proporcionar a pelo menos 16 crianças, de uma escola do interior, em andar no carro de competição, durante o evento de largada promocional do Rally. Certamente será uma experiência inesquecível para eles e para nós”, acrescenta Lamarca Jr.

“Estamos criando algumas novas opções para este evento, que esperamos venham para ficar e possam agradar competidores e público”, pontua o coordenador. Recentemente, o Rally Araucária elegeu sua Rainha, em parceria com o Jornal O Popular, no concurso que teve a participação de diversas candidatas e que terá como suas representantes, a Rainha do Rally, Emilly Kauane Camargo de Assis, e as princesas Tatiane Uzendovski e Ester Melo Gomes.

Programação

O Rally Araucária abre sua programação na quinta-feira, dia 28, com a chegada das equipes e montagem dos boxes de apoio junto ao Parque Cachoeira. Na sexta, dia 29, durante o dia, os competidores fazem o reconhecimento das especiais e a partir das 18h30, acontece o evento de largada promocional, que será a apresentação dos competidores e suas máquinas ao público.

A corrida se desenvolve em dois dias. No sábado, dia 30, serão seis especiais (trechos cronometrados), a partir das 10h20. No domingo, outras seis especiais, começando um pouco mais cedo, a partir das 8h30.

Grid de largada

A expectativa dos organizadores é que próximo de 20 carros alinhem no grid de largada do Rally Araucária. Em provas de rallys, os carros largam separados, de dois em dois minutos e a soma de todos os tempos, nas seis especiais, é que vai definir o vencedor em cada dia. No Brasileiro, cada etapa tem rodada dupla e por isso cada dia vale uma pontuação diferente.

Os principais líderes do Campeonato já garantiram presença, casos dos gaúchos Ulysses Bertholdo e Marcelo Dalmut, que lideram na categoria mais forte, a Rally 2 (4×4). De Goiás vem Luciano Fleck e seu navegador paranaense, Thiago Osternak, líderes na categoria Rally 5 (4×2).

Competindo em casa, Maurício Neves e Leandro Ferrarini, estão atualmente na primeira colocação da categoria Rally 4 (4×2). “Nossa expectativa é de uma corrida sensacional”, completa Walter Lamarca.

PROGRAMAÇÃO

Quinta-feira – 28 de julho de 2022

09:00 Abertura do Parque de Apoio
14:00 Abertura da Secretaria de Prova
Início das verificações administrativas
19:00 Reunião ABRA (Parque de Apoio)
20:00 Fechamento da Secretaria de Prova

Sexta-feira – 29 de julho de 2022

08:00 Abertura da Secretaria de Prova
08:30 Início do reconhecimento das especiais
09:00 Abertura da Vistoria Técnica
14:00 Início da 2ª Vistoria Técnica (com multa)
15:00 Início Shakedown (treino livre)
16:00 Volta Rápida BR de Rally
16:00 Encerramento da Vistoria Técnica
17:00 Encerramento Shakedown (treino livre)
18:00 Fim do reconhecimento das especiais
18:30 Fechamento da Secretaria de Prova
Publicação da ordem de largada da prova 1
19:00 Comboio promocional
Largada Promocional

Sábado – 30 de julho de 2022

10:23 SS Roça Velha 1
11:06 SS Guajuvira 1
11:44 SS Roça Velha 2
13:57 SS Guajuvira 2
14:25 SS Roça Velha 3
15:08 SS Guajuvira 3
16:30 Premiação do primeiro dia de prova (Parque Cachoeira)

Domingo – 31 de julho de 2022

08:28 SS Campestre 1
09:01 SS Adão Fila 1
09:44 SS Campestre 2
12:12 SS Adão Fila 2
12:40 SS Campestre 3
13:28 SS Adão Fila 3
15:00 Premiação do segundo dia de prova (Parque Cachoeira)

Texto e foto: Edson Castro
Prime Com

Termos de responsabilidade

1. Declaro conhecer o Regulamento Desportivo do Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade 2022 e todas as implicações contidas no mesmo, e acatar adendos, ainda que posteriores ao presente ato.

2. Declaro estar em plenas condições físicas e mentais para participar deste tipo de competição.

3. Declaro estar ciente que todos os riscos de acidentes comigo e meu co-piloto, e que deverei assumir todas as responsabilidades decorrentes de acidentes, inclusive despesas médico-hospitalares, consertos, indenizações judiciais ou extrajudiciais a terceiros, decorrentes de acidentes que tiver dado causa durante a participação no evento, isentando os organizadores, promotores, patrocinadores e entidades fiscalizadoras do evento de qualquer responsabilidade decorrente de sinistro desta natureza.

4. Autorizo o registro de imagens da minha equipe (piloto, navegador e veículo) em foto e vídeo, assim como a utilização de forma gratuita destas para fins de divulgação do evento por parte dos organizadores, promotores, patrocinadores e supervisores do evento, sem qualquer restrição.

5. Confirmo a veracidade em todas as informações prestadas na ficha de inscrição, e que a original terá minha assinatura na secretaria da prova.