O que Muda em 2022

A temporada 2022 começa cheia de novidades. Sete etapas em cinco estados, show crescente e novos carros prometem um Campeonato Brasileiro de Rally mais disputado.

A edição 2022 do Campeonato Brasileiro de Rally marca o início de um novo projeto para a modalidade. Tudo começa com a criação da ABRA – Associação Brasileira de Rally, fundada por competidores e organizadores do campeonato no início deste ano, que passa a figurar entre a CBA e os clubes organizadores com objetivo de levar o esporte para mais próximo do público.

7 Provas e Novos Estados

A primeira mudança significativa é o aumento de uma etapa no calendário, que agora conta com 7 provas, todas com rodadas duplas, totalizando 14 etapas no ano.

Entre as seis provas já realizadas ano passado, cinco permanecem e duas estreiam, trazendo surpresas para todos os competidores. Uma delas logo de início.

Aparecida de Goiânia, ao lado da capital do estado de Goiás, abre a temporada nos dias 02 e 03 de abril. Além de trechos totalmente novos, o Rally de Goiás marca o retorno do estado ao certame e o centenário do município de Aparecida de Goiânia.

Com apenas 20 dias de intervalo, a segunda prova é um dos rallys mais rápidos do campeonato. O tradicional Rally de Estação, terá sua 22ª edição realizada nos dias 23 e 24 de abril.

Valendo também para o Campeonato Sulamericano de Rally, o Erechim Rally Brasil – um dos mais difíceis da temporada, será a terceira prova entre os dias 19 e 22 de maio. O evento é um dos maiores do país, trazendo competidores de sete países da América do Sul.

O quarto rally será realizado nos dias 30 e 31 de julho em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, em estradas rápidas, largas e com o tipo de piso preferido da maioria dos competidores.

Pelo quarto ano consecutivo, o Rally Rio Negrinho se mantém no campeonato dando um show de organização. Além de uma prova muito técnica para os competidores, o evento também é uma grande ação social em prol do Hospital da cidade.

Estreando no calendário e trazendo de volta o estado de São Paulo para o campeonato, o Rally dos Canyons será realizado nos dias 23 e 24 de outubro, na cidade de Itararé. Com objetivo de divulgar o turismo na região, a prova passará por lugares estratégicos misturando diversos tipos de piso e relevo.

Encerrando a temporada está de volta o Rally de Campo Magro, que este ano será realizado em parceria com o município de Campo Largo, trazendo ainda mais ótimas estradas para a competição.

Inversão do Grid

Pensando em um show crescente para o público, uma das ideias trazidas pelos competidores e adotadas pelo campeonato é a inversão do grid. Em 2022, o carros da Rally 5 abrem as estradas, seguidos dos Rally 4 e terminando com os 4×4 da Rally 2.

Essa mudança deve tornar o espetáculo ainda mais interessante para o público que acompanha, tanto no local quanto através das transmissões.

Motores Turbo

Acompanhando a evolução tecnológica da indústria automotiva, a partir de 2022 os carros da categoria Rally 4 podem receber motores turbo. O novo regulamento prevê uma série de limitações, como limite de cilindrada até 1.4 e origem de mesma marca do carro. Mas é um fôlego muito interessante para as equipes focarem o desenvolvimento apenas no motor antes de partir para novos carros.

Novos Carros

E falando em novos carros, a próxima temporada promete a estreia de 3 novos modelos entre Renault, Hyundai e Chevrolet.

  • Na Rally 5 temos informações de mais um VW Up já em produção.
  • Na Rally 4, além de mais um Renault Sandero RS já pronto, dois Renault Clio RS devem competir todo o campeonato e apimentar a disputa com os carros atuais e seus novos motores.
  • E entre os 4×4 da Rally 2, três Proto devem estrear este ano, sendo dois Hyundai HB20 e um Chevrolet Ônix.

Cobertura

Todas essas alterações são resultado das conversas entre a CBA – Confederação Brasileira de Automobilismo, ABRA – Associação Brasileira de Rally, competidores e organizadores em busca de uma receita mais interessante para o público.

Esse processo também resulta na criação de novo site e novas redes sociais para que o público possa acompanhar mais de perto tudo que acontece em cada uma das provas do Campeonato Brasileiro de Rally 2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Termos de responsabilidade

1. Declaro conhecer o Regulamento Desportivo do Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade 2022 e todas as implicações contidas no mesmo, e acatar adendos, ainda que posteriores ao presente ato.

2. Declaro estar em plenas condições físicas e mentais para participar deste tipo de competição.

3. Declaro estar ciente que todos os riscos de acidentes comigo e meu co-piloto, e que deverei assumir todas as responsabilidades decorrentes de acidentes, inclusive despesas médico-hospitalares, consertos, indenizações judiciais ou extrajudiciais a terceiros, decorrentes de acidentes que tiver dado causa durante a participação no evento, isentando os organizadores, promotores, patrocinadores e entidades fiscalizadoras do evento de qualquer responsabilidade decorrente de sinistro desta natureza.

4. Autorizo o registro de imagens da minha equipe (piloto, navegador e veículo) em foto e vídeo, assim como a utilização de forma gratuita destas para fins de divulgação do evento por parte dos organizadores, promotores, patrocinadores e supervisores do evento, sem qualquer restrição.

5. Confirmo a veracidade em todas as informações prestadas na ficha de inscrição, e que a original terá minha assinatura na secretaria da prova.