Serra da Graciosa consagra os campeões do Brasileiro de Rally

Corrida neste final de semana passou por regiões históricas do País e definiu os vencedores da temporada 2017.

Morretes, Antonina e Quatro Barras, municípios encravados na Serra da Graciosa, em meio a beleza da Mata Atlântica, foi pano de fundo para a última etapa do Campeonato Brasileiro de Rali de Velocidade, realizada neste final de semana, no Paraná. Na pista, na única etapa do calendário totalmente em asfalto, competidores desafiaram estradas sinuosas, incluindo a passagem pela Estrada da Graciosa. E no domingo, a prova terminou na centenária Antonina, com mais de 300 anos de história.

E o cenário pareceu favorecer a disputa em família. Restavam apenas duas, das três categorias em disputa no Campeonato, a definir os campeões. Na 4×4, tudo já estava definido, com o paranaense Ricardo Malucelli, navegado pelo gaúcho Giovani Bordin, como campeão de 2017.

Mas nas duas categorias de tração 4×2, tudo ainda podia acontecer. Mas os irmãos Felipe e Michel Mueller, ambos de Santa Catarina, pareciam trabalhar em equipe. Cada um corria em uma categoria. Michel, com Luiz Felipe Eckel, tinha vantagem na disputa pelo título da RC5, mas quebrou na primeira parte da etapa, com Edu Paula/Bruno Scarpeli, ainda brigando por conquista, tendo concluído a etapa.

Mas do sábado, 18, até o domingo, 19, Michel voltou a dominar, venceu e garantiu o título da temporada. Enquanto isso, na outra categoria, a RC4, Felipe, com o navegador Cesar Ramthum, precisavam diluir a vantagem dos então líderes, Toninho Genoin/Maicol Souza. E a dupla tratou de acelerar e garantir a vitória nos três dias de disputa. Genoin/Souza ainda abandonaram na manhã de sábado.

Caminho livre para o título de Felipe e Cesar. Os dois novos campeões do Brasileiro de Rali, são de Santa Catarina. Festa em família num dos lugares mais históricos do País.

Vencedor geral

Coube a dupla Michel Mueller/Luiz Felipe Eckel levar a vitória geral do Rally da Graciosa que comemorava sua 32ª edição e os 50 anos da disputa da primeira edição do evento. Esta soma, embora não conte pontuação, vale os tempos somados de todo o final de semana. E com isso a dupla campeã da RC5 no Brasileiro, também crava seu nome na história de uma das mais lendárias provas do rali nacional.

4×4

Na outra categoria, a dos 4×4 (RC2N), embora a disputa pelo título estivesse definida, houve intensa disputa desde o primeiro dia. Os vice-campeões da temporada, Claudio Rossi/Eduardo Tonial, com problemas mecânicos, abandonaram ainda no primeiro dia, mesmo acontecendo com Tiago Larrosa/Kaze Morales.

Então, a disputa ficou especialmente entre Paulo Nobre/Gabriel Morales e os paranaenses Maurício Neves/Leandro Ferrarini. Mas na última especial, foi a vez de Nobre/Morales abandonarem e com isso Neves/Ferrarini chegarem a vitória.

Fim de temporada

O Campeonato Brasileiro de Rali 2017 se despede dos fãs e com novos campeões: Ricardo Malucelli/Giovani Bordin (RC2N – 4×4), Felipe Mueller/Cesar Ramthum (RC4 – 4×2) e Michel Mueller/Luiz Felipe Eckel (RC5 – 4×2).

Durante o ano, a competição passou pelo Rio Grande do Sul (Estação, Erechim e Panambi), Santa Catarina (Rio Rufino) e São Paulo (Taubaté), além do Paraná (Piraquara e Morretes). Teve cinco etapas realizadas em estradas de terra e uma totalmente em asfalto, esta de Morretes.

Resultado Final do Rally da Graciosa

Etapa 1

Categoria RC2N

1 – Paulo Nobre/Gabriel Morales – Mitsubishi Lancer – 32min26

Categoria RC4

1 – Felipe Mueller/Cesar Ramthum – Peugeot 207 – 34min20
2 – Fabricio Bianchini/José dos Santos – Peugeot 207 – 36min37

Categoria RC5

1 – Luccas Arnone/Frederico Zettel – VW Gol – 33min58
2 – Michel Mueller/Luiz Felipe Eckel – Peugeot 207 – 34min20
3 – Edu Paula/Bruno Scarpeli – VW Gol – 35min22 (..)

Categoria RCC

1 – Luiz Lopper/Bruno Felipe – Peugeot 205 – 36min40
2 – Luiz Felipe Olandoski/Guilherme Olandoski – Peugeot 205 – 37min01
3 – João Dorigon/Wagner Pontes – GM Kadett – 38min58

Etapa 2

Categoria RC2N

1 – Maurício Neves/Leandro Ferrarini – Peugeot 207 XRC – 43min15

Categoria RC5

1 – Felipe Mueller/Cesar Ramthum – Peugeot 207 – 47min37
2 – Tino Vianna/Felipe Costa – Peugeot 207 – 49min15
3 – Fabricio Bianchini/José dos Santos – Peugeot 207 – 51min16 (…)

Categoria RC5

1 – Michel Mueller/Luiz Felipe Eckel – Peugeot 207 – 47min24
2 – Edu Paula/Bruno Scarpeli – VW Gol – 48min05
3 – Luiz Poli/Damon Alencar – Peugeot 206 – 49min24 (…)

Categoria RCC

1 – João Dorigon/Wagner Pontes – GM Kadett – 50min11
2 – João Henrique Dorigon/Conrado Saltini – GM Kadett – 50min27
3 – Rafael Pombo/Eduardo Pombo – Peugeot 205 – 51min52

Campeões da temporada 2017

Categoria RC2N

1 – Ricardo Malucelli/Giovani Bordin – Mitsubishi Lancer
2 – Claudio Rossi/Eduardo Tonial – Mitsubishi Lancer

Categoria RC4

1 – Felipe Mueller/Cesar Ramthum – Peugeot 207
2 – Toninho Genoin/Maicol Souza – Peugeot 207

Categoria RC5

Pilotos

1 – Michel Mueller
2 – Edu Paula

Navegadores

1 – Bruno Scarpelli
2 – Luiz Felipe Eckel

Notícias Relacionadas

Termos de responsabilidade

1. Declaro conhecer o Regulamento Desportivo do Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade 2022 e todas as implicações contidas no mesmo, e acatar adendos, ainda que posteriores ao presente ato.

2. Declaro estar em plenas condições físicas e mentais para participar deste tipo de competição.

3. Declaro estar ciente que todos os riscos de acidentes comigo e meu co-piloto, e que deverei assumir todas as responsabilidades decorrentes de acidentes, inclusive despesas médico-hospitalares, consertos, indenizações judiciais ou extrajudiciais a terceiros, decorrentes de acidentes que tiver dado causa durante a participação no evento, isentando os organizadores, promotores, patrocinadores e entidades fiscalizadoras do evento de qualquer responsabilidade decorrente de sinistro desta natureza.

4. Autorizo o registro de imagens da minha equipe (piloto, navegador e veículo) em foto e vídeo, assim como a utilização de forma gratuita destas para fins de divulgação do evento por parte dos organizadores, promotores, patrocinadores e supervisores do evento, sem qualquer restrição.

5. Confirmo a veracidade em todas as informações prestadas na ficha de inscrição, e que a original terá minha assinatura na secretaria da prova.

Pular para o conteúdo