Carros turbo dominam categoria de entrada no Brasileiro de Rally 2024

Competição abre temporada na serra paranaense com novidades no grid.

O novo regulamento do Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade, que permite a entrada dos carros com motor até 1,6 litros aspirado e 1.0 e turbo, em encontro ao mercado nacional destes veículos, vai garantir importante mudança no cenário de uma das principais categorias, a Rally 5, também conhecida como de entrada de competidores no certame.

Dos nove carros inscritos para a primeira etapa do ano, no próximo final de semana, cinco já usam motores turbo. Na teoria, os carros vêm com mais potência, torque, mais modernos e vão de encontro ao mercado automotivo.

O presidente da Associação Brasileira de Rally (ABRA), Leonardo Zettel celebra a chegada dos novos carros. “Os motores turbo tem se mostrado o futuro da indústria automotiva, pois são mais eficientes em termos de emissões. Como no rally nós temos mais liberdade na configuração de carros, muitas equipes tem migrado para os sobrealimentados, mostrando que a modalidade pode ser também um excelente laboratório para as montadoras”, aponta o presidente.

Claudio Sarginieski, piloto gaúcho que estreia no Nacional, faz sua segunda temporada a bordo do GM Onix 1.0 Turbo, carro que foi montado do “zero” pela equipe. “Certamente o carro nos entrega o que imaginamos e esperamos que aos poucos, ganhando experiência nesta nova configuração, possamos buscar os resultados almejados”, acrescenta.

Bicampeão a bordo de carros sem a tecnologia do turbo, Evandro Carbonera traz o mais novo projeto para o Brasileiro deste ano, o Hyundai HB 20 1.0 TGDI do projeto Nova Itália RS Rally. “É um novo carro que nos entrega desafios de ir descobrindo aos poucos os pontos fortes e fracos e com isso aos poucos ir evoluindo nesta nova proposta”, completa o piloto.

Os novos projetos se unem aos VW Up TSI dos duplas Tiago Klimaczewski / Felipe Klimaczewski, José Barros Neto / Gilson Rocha e Bernardo Reuwsaat / Sidinei Broering. Este último também fazendo a estreia do novo equipamento.

O Rally Graciosa

O Paraná sediará a primeira etapa do ano do Brasileiro de Rally, será no tradicional Graciosa, a mais antiga prova do esporte no País, que este ano terá a disputa totalmente em especiais (trechos cronometrados) em asfalto, na serra que próxima ao litoral, tendo como epicentro a cidade de Antonina.
A cidade litorânea tem aproximadamente 20 mil habitantes, é uma das mais antigas do Estado, tendo sua região sido observada a partir do século XVII. A efetiva ocupação deu-se em 1648.

A Estrada da Graciosa, que empresta nome ao rally, é uma das situações geográficas mais encantadoras do Paraná, pois liga Curitiba, primeiro planalto, às praias do Paraná, através da Serra do Mar, dentro da Mata Atlântica. Distante 37 km de Curitiba, sai do nível do mar, zero ao 1050 de altitude.

Programação

A programação do Rally Graciosa começa na quinta, dia 13, com início dos reconhecimentos das especiais, pelos competidores, exposição dos carros de competição na Praça Carlos Cavalcanti, a partir das 17h e largada promocional na sequência, 19h, na Estação Ferroviária de Antonina.

Já na sexta, dia 14, treino livre pela manhã e primeiras especiais (trechos cronometrados) do Rally, à tarde a partir das 14h20.

No sábado, dia 15, oito especiais ao longo do dia vão definir os vencedores do Rally Graciosa. A premiação, na Ponta do Pita, está marcada para às 18h. O Parque de Assistência, com os boxes das equipes, estará junto ao Campo de Futebol do Vasquinho (Rua Francisco Veloso, 60). O acesso ao Parque e às especiais é gratuito ao público.

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