Campeonato Brasileiro de Rally volta a ter uma etapa por fim de semana, pontuação FIA e carros 4×4 largam na frente.
Esta semana foi publicado o regulamento desportivo do campeonato brasileiro de rally de velocidade 2023. O documento reúne as normas para realização e participação de provas de rally, trazendo algumas alterações sugeridas pelos próprios competidores.
A inversão do grid realizada em 2022 não obteve o resultado esperado, então a ordem de largada para 2023 volta a ser tradicional, com os carros Rally 2 largando em primeiro, seguidos da Rally 5 e finalizando com a Rally 5.
As provas voltam a ser uma única etapa. Isso facilita a distribuição da quilometragem entre os dias de prova e o entendimento do público. Consequentemente a pontuação para a ser única para o fim de semana, seguindo o padrão FIA.
1º lugar | 25 pontos | 6º lugar | 8 pontos |
2º lugar | 18 pontos | 7º lugar | 6 pontos |
3º lugar | 15 pontos | 8º lugar | 4 pontos |
4º lugar | 12 pontos | 9º lugar | 2 pontos |
5º lugar | 10 pontos | 10º lugar | 1 ponto |
Uma novidade sobre pontuação é a atribuição de 5 pontos a todos os competidores que largarem uma etapa. Esse modelo já é adotado em diversas categorias pelo mundo e tem objetivo de favorecer os competidores mais frequentes. Ainda pelo regulamento, a última etapa deixar de ter peso maior na pontuação do campeonato
Como a prova passa a ser única, volta a existir o reingresso, que será realizado somente de um dia para o outro. O competidor que abandonar um dia de prova recebe o pior tempo da categoria + 5 minutos por especial não concluída. Esse tempo é somado ao seu tempo acumulado de prova e o mesmo segue na disputa da prova. Note que o mesmo vale para o competidor que abandonar no último dia de prova, desde que tenha completado o dia anterior.
O crescimento do número de etapas também é relevante. Oito etapas serão realizadas em 2023, sem descartes, e com duas praças novas: Rio de Janeiro e Espírito Santo. Infelizmente, depois do cancelamento do Rally da Graciosa ano passado, este sai do calendário.
- 1ª etapa – 01-02/04 – Goiânia / GO
- 2ª etapa – 28-30/04 – Estação / RS
- 3ª etapa – 18-21/05 – Erechim / RS
- 4ª etapa – 29-30/07 – Araucária / PR
- 5ª etapa – 01-03/09 – Vitória / ES
- 6ª etapa – 23-24/09 – Rio Negrinho / SC
- 7ª etapa – 21-22/10 – Rezende / RJ
- 8ª etapa – 18-19/11 – Severiano de Almeida / RS
Os competidores voltam a ter a opção de inscrição antecipada com desconto. Essa medida facilita o planejamento das equipes e dos clubes organizadores. Competidores tem desconto e possibilidade de parcelamento enquanto organizadores contam com uma lista prévia de inscritos. Neste caso, sócios da ABRA – Associação Brasileira de Rally contam com mais um desconto. Clique aqui e saiba mais.
Entre os espaços de publicidade reservados para organização, entram mais 4 espaços de 20×15 nos quatro cantos do carro.
Um artigo sobre pneus passa a figurar no desportivo. Este mantém o mesmo número de pneus para as categorias, mas abre a possibilidade de lacrar mais pneus, sob penalização de 30 segundos por pneu adicional, em caso de necessidade.
Em termos de segurança, mudança para os competidores: agora balaclava é obrigatória e a placa de OK, em caso de acidente, deve ser mostrada a todos os carros seguintes.
Os organizadores também têm uma alteração do artigo sobre segurança, que agora traz os 3 carros de segurança, 000, 00 e 0, constando no regulamento. Na prática não muda, pois todos os clubes organizadores já realizavam o procedimento de segurança dessa forma. Porém o carro vassoura, agora levará uma bandeira quadriculada.
Clique aqui e confira o regulamento na íntegra.