Campeonato Brasileiro de Rally volta a ter uma etapa por fim de semana, pontuação FIA e carros 4×4 largam na frente.

Esta semana foi publicado o regulamento desportivo do campeonato brasileiro de rally de velocidade 2023. O documento reúne as normas para realização e participação de provas de rally, trazendo algumas alterações sugeridas pelos próprios competidores.

A inversão do grid realizada em 2022 não obteve o resultado esperado, então a ordem de largada para 2023 volta a ser tradicional, com os carros Rally 2 largando em primeiro, seguidos da Rally 5 e finalizando com a Rally 5.

As provas voltam a ser uma única etapa. Isso facilita a distribuição da quilometragem entre os dias de prova e o entendimento do público. Consequentemente a pontuação para a ser única para o fim de semana, seguindo o padrão FIA.

1º lugar25 pontos6º lugar8 pontos
2º lugar18 pontos7º lugar6 pontos
3º lugar15 pontos8º lugar4 pontos
4º lugar12 pontos9º lugar2 pontos
5º lugar10 pontos10º lugar1 ponto

Uma novidade sobre pontuação é a atribuição de 5 pontos a todos os competidores que largarem uma etapa. Esse modelo já é adotado em diversas categorias pelo mundo e tem objetivo de favorecer os competidores mais frequentes. Ainda pelo regulamento, a última etapa deixar de ter peso maior na pontuação do campeonato

Como a prova passa a ser única, volta a existir o reingresso, que será realizado somente de um dia para o outro. O competidor que abandonar um dia de prova recebe o pior tempo da categoria + 5 minutos por especial não concluída. Esse tempo é somado ao seu tempo acumulado de prova e o mesmo segue na disputa da prova. Note que o mesmo vale para o competidor que abandonar no último dia de prova, desde que tenha completado o dia anterior.

O crescimento do número de etapas também é relevante. Oito etapas serão realizadas em 2023, sem descartes, e com duas praças novas: Rio de Janeiro e Espírito Santo. Infelizmente, depois do cancelamento do Rally da Graciosa ano passado, este sai do calendário.

Os competidores voltam a ter a opção de inscrição antecipada com desconto. Essa medida facilita o planejamento das equipes e dos clubes organizadores. Competidores tem desconto e possibilidade de parcelamento enquanto organizadores contam com uma lista prévia de inscritos. Neste caso, sócios da ABRA – Associação Brasileira de Rally contam com mais um desconto. Clique aqui e saiba mais.

Entre os espaços de publicidade reservados para organização, entram mais 4 espaços de 20×15 nos quatro cantos do carro.

Um artigo sobre pneus passa a figurar no desportivo. Este mantém o mesmo número de pneus para as categorias, mas abre a possibilidade de lacrar mais pneus, sob penalização de 30 segundos por pneu adicional, em caso de necessidade.

Em termos de segurança, mudança para os competidores: agora balaclava é obrigatória e a placa de OK, em caso de acidente, deve ser mostrada a todos os carros seguintes.

Os organizadores também têm uma alteração do artigo sobre segurança, que agora traz os 3 carros de segurança, 000, 00 e 0, constando no regulamento. Na prática não muda, pois todos os clubes organizadores já realizavam o procedimento de segurança dessa forma. Porém o carro vassoura, agora levará uma bandeira quadriculada.

Clique aqui e confira o regulamento na íntegra.

Termos de responsabilidade

1. Declaro conhecer o Regulamento Desportivo do Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade 2022 e todas as implicações contidas no mesmo, e acatar adendos, ainda que posteriores ao presente ato.

2. Declaro estar em plenas condições físicas e mentais para participar deste tipo de competição.

3. Declaro estar ciente que todos os riscos de acidentes comigo e meu co-piloto, e que deverei assumir todas as responsabilidades decorrentes de acidentes, inclusive despesas médico-hospitalares, consertos, indenizações judiciais ou extrajudiciais a terceiros, decorrentes de acidentes que tiver dado causa durante a participação no evento, isentando os organizadores, promotores, patrocinadores e entidades fiscalizadoras do evento de qualquer responsabilidade decorrente de sinistro desta natureza.

4. Autorizo o registro de imagens da minha equipe (piloto, navegador e veículo) em foto e vídeo, assim como a utilização de forma gratuita destas para fins de divulgação do evento por parte dos organizadores, promotores, patrocinadores e supervisores do evento, sem qualquer restrição.

5. Confirmo a veracidade em todas as informações prestadas na ficha de inscrição, e que a original terá minha assinatura na secretaria da prova.

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