Brasileiro de Rally termina sem última etapa prevista

Com o cancelamento do Rally da Graciosa, previsto para os dias 13 e 14 de janeiro de 2023 – já adiada por causa das chuvas na região de Quatro Barras, Bertholdo / Dalmut conquistam mais um título na Rally 2, Neves / Ferrarini na Rally 4 e Carbonera / Klein na Rally 5.

Não foi um ano fácil. Essa é a opinião da maioria dos competidores e organizadores do Campeonato Brasileiro de Rally. E ficou ainda mais complicado com o cancelamento de duas, das sete etapas previstas para 2022.

Com cinco etapas válidas, a temporada 2022 termina com um pouco de desânimo. Principalmente por ser o primeiro ano de participação da ABRA – Associação Brasileira de Rally, que tem como objetivo desenvolver o esporte. Mas isso não tira o mérito de pilotos, navegadores e equipes que deram um show nas provas de Goiás, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Na categoria Rally 5, para carros de produção, uma incrível disputa foi travada entre Evandro Carbonera / Jean Paulo Klein com Luciano Fleck / Thiago Osternack. Mesmo com três vitórias de Fleck / Osternack, a dupla gaúcha Cabonera / Klein foi mais consistente, terminando o campeonato apenas 2 pontos à frente.

Entre os carros da categoria Rally 4, para carros de produção preparados, havia grande expectativa pela mudança de regulamento, que permitiu o upgrade de motores turbo nos carros. Estreando o novo Gol G8 TSI, Maurício Neves / Leandro Ferrarini venceu a maioria das etapas conquistando o título com 27 pontos de vantagem sobre os vice campeões Wendell Simioni / Gilson Rocha.

E na categoria Rally 2, para carros com tração integral, a dupla gaúcha Ulysses Bertholdo / Marcelo Dalmut ficou com o título, deixando os irmãos Juliano Sartori / Rafael Sartori com o vice campeonato. Este é o 21º título brasileiro na carreira de Bertholdo, confirmando o talento e consistência do piloto que, recentemente, anunciou que irá mais competir o campeonato brasileiro de rally para se dedicar apenas aos demais pilotos de sua equipe.

Classificação Final 2022

Categoria Rally 2

  1. Ulysses Bertholdo / Marcelo Dalmut – Mitsubishi Lancer EVO IX – 85 pontos
  2. Julianos Sartori / Rafael Sartori – VW Polo Maxi Rally – 60 pontos
  3. Claudio Rossi / Eduardo Tonial – Mitsubishi Lancer EVO X – 48 pontos
  4. Alexandre Figueredo / Vinicius Zavierucka – Mitsubishi Lancer EVO X – 31 pontos
  5. Alexandre Horn / Gilson Yoshimura – Hyndai HB20 Proto – 22 pontos

Categoria Rally 4

  1. Maurício Neves / Leandro Ferrarini – VW Gol G8 TSI – 73 pontos
  2. Wendell Simioni / Gilson Rocha – Peugeot 207 – 46 pontos
  3. Luis Stedile / Kz Morales – Renault Clio RS – 44 pontos
  4. Leonardo Zettel / Frederico Zettel – Renault Sandero RS – 23 pontos
  5. Luigi Contin / Federico Rodriguez – Renault Clio RS – 20 pontos

Categoria Rally 5

  1. Evandro Carbonera / Jean Paulo Klein – Peugeot 207 – 68 pontos
  2. Luciano Fleck / Thiago Osternack – VW Up TSI – 66 pontos
  3. Victor Correa / Maicol Souza – Peugeot 207 – 28 pontos
  4. Luciano Américo / Marcio Rückl Jr. – Peugeot 206 – 28 pontos
  5. Elton Palkewich / João Remor – Fiat Palio – 26 pontos

Agora a atenção se volta para a temporada 2023, que começa em abril, na cidade de Goiânia / GO. Ao todo, estão previstas 8 etapas, sendo duas delas novidade: Em setembro estreia Vitória / ES e, em outubro o estado do Rio de Janeiro volta ao certame.

Notícias Relacionadas

Termos de responsabilidade

1. Declaro conhecer o Regulamento Desportivo do Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade 2022 e todas as implicações contidas no mesmo, e acatar adendos, ainda que posteriores ao presente ato.

2. Declaro estar em plenas condições físicas e mentais para participar deste tipo de competição.

3. Declaro estar ciente que todos os riscos de acidentes comigo e meu co-piloto, e que deverei assumir todas as responsabilidades decorrentes de acidentes, inclusive despesas médico-hospitalares, consertos, indenizações judiciais ou extrajudiciais a terceiros, decorrentes de acidentes que tiver dado causa durante a participação no evento, isentando os organizadores, promotores, patrocinadores e entidades fiscalizadoras do evento de qualquer responsabilidade decorrente de sinistro desta natureza.

4. Autorizo o registro de imagens da minha equipe (piloto, navegador e veículo) em foto e vídeo, assim como a utilização de forma gratuita destas para fins de divulgação do evento por parte dos organizadores, promotores, patrocinadores e supervisores do evento, sem qualquer restrição.

5. Confirmo a veracidade em todas as informações prestadas na ficha de inscrição, e que a original terá minha assinatura na secretaria da prova.