A última etapa do Campeonato Brasileiro de Rally foi reagendada para os dias 14 e 15 de janeiro. A região da única prova de asfalto do certame sofreu com as fortes chuvas causando o adiamento. O rally mais antigo do Brasil vai definir os campeões nas três categorias do campeonato.  

Fortes chuvas na região de Quatro Barras / PR causaram diversos danos nas estradas do município, além de diversas quedas de barreiras nas rodovias que dão acesso à cidade. Com o decreto de estado de emergência pela Prefeitura Municipal de Quatro Barras, automaticamente todos os eventos foram suspensos, incluindo o Rally da Graciosa.

A nova data foi marcada para o fim de semana de 17 e 18 de dezembro, depois adiada novamente para 14 e 15 de janeiro, quando pilotos e navegadores vão percorrer os trechos da Estrada Velha da Graciosa em busca dos 30 pontos em jogo para a definição dos campeões nas três categorias.

Na Rally 5, categoria para carros de produção, apenas dois pontos separam a dupla Evandro Carbonera / Jean Klein (Peugeot 207) da dupla Luciano Fleck / Thiago Osternack (VW Up), fazendo desta categoria a mais disputada do ano.

Na Rally 4, para carros de produção preparados, Maurício Neves / Leandro Ferrarini (VW Gol) tem uma certa vantagem. Basta terminar a prova entre os 5 primeiros nos dois dias para garantir o título. Já a dupla Wendell Simioni / Gilson Rocha (Peugeot 207), segundo lugar, precisa vencer os dois dias e contar com que o resultado da dupla líder seja abaixo do quinto lugar. Luis Stedile / Kz Morares, (Renault Clio) ocupam a terceira colocação, mas não estão inscritos para a prova.

Na categoria Rally 2, para carros com tração integral, Ulysses Bertholdo / Marcelo Dalmut (Hyundai HB20 Proto) já estão com a mão na taça, visto que seu principal concorrente, Juliano Sartori / Rafael Sartori (VW Polo) não estão inscritos para prova e os demais concorrentes não têm chances matemáticas de título.

Os trechos serão os velhos conhecidos dos competidores, realizados todos na Estrada Velha da Graciosa, o que facilita o levantamento. Com a mudança de data, a prova não terá a SS Graciosa, então volta a programação normal, com reconhecimento na sexta e competição sábado e domingo.

Programação

Sexta-feira – 13 de janeiro

Sábado – 14 de janeiro

Domingo – 15 de janeiro

Mais informações sobre o Rally da Graciosa podem ser encontradas no site oficial do campeonato www.brderally.com.br.

Termos de responsabilidade

1. Declaro conhecer o Regulamento Desportivo do Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade 2022 e todas as implicações contidas no mesmo, e acatar adendos, ainda que posteriores ao presente ato.

2. Declaro estar em plenas condições físicas e mentais para participar deste tipo de competição.

3. Declaro estar ciente que todos os riscos de acidentes comigo e meu co-piloto, e que deverei assumir todas as responsabilidades decorrentes de acidentes, inclusive despesas médico-hospitalares, consertos, indenizações judiciais ou extrajudiciais a terceiros, decorrentes de acidentes que tiver dado causa durante a participação no evento, isentando os organizadores, promotores, patrocinadores e entidades fiscalizadoras do evento de qualquer responsabilidade decorrente de sinistro desta natureza.

4. Autorizo o registro de imagens da minha equipe (piloto, navegador e veículo) em foto e vídeo, assim como a utilização de forma gratuita destas para fins de divulgação do evento por parte dos organizadores, promotores, patrocinadores e supervisores do evento, sem qualquer restrição.

5. Confirmo a veracidade em todas as informações prestadas na ficha de inscrição, e que a original terá minha assinatura na secretaria da prova.